terça-feira, 3 de maio de 2011

O mais procurado de todos!

Oi pessoal, tudo bem? Como passaram a semana? Espero que bem!

Viram alguma reportagem do Ayrton Senna? Eu não cheguei a assistir, mas vi algumas passando quando fiquei trocando de canal…

O tema de hoje, vai ser sobre um acontecimento dessa semana que repercurtiu no mundo inteiro… Afinal, depois de mais de 10 anos de extrema procura agora é oficial: bin Laden morreu!

Usāmah Bin Muhammad bin 'Awæd bin Lādin, ou simplesmente Osama Bin Laden, nasceu na Arábia Saudita em 10 de março de 1957. Seu pai era o homem mais poderoso do país depois do Rei. Resumidamente, com 16 anos entrou em contato com grupo islamitas e com 19 foi para o Afeganistão lutar contra a invasão soviética naquele país. Passado um tempo, estabeleceu-se como um importante investidor no Sudão e em paralelo começou as atividades de uma organização que mais tarde veio a se tornar a “Al Qaeda” (A Base) que tinha como alvo a família Real árabe, que ele considerava muito “ocidental” e que por ironia do destino tinha boa relação com o pai de bin Laden.

Em 1995, com 38 anos tentou executar um atentado contra o então presidente do Egito, Hosni Mubarak, e não obteve sucesso. Por pressão dos demais países árabes, o Sudão o expulsou do país, depois de se apropriar de todos os seus patrimônios… Resumindo: bin Laden ficou quebradaaaaço!

Depois disso, foi para o Afeganistão e começou a se juntar com outros grupos extremistas que eram contra a ocidentalização, e com isso teve como principal alvo de críticas os Estados Unidos da América. Planejou ataques contra as embaixadas americanas do Quênia e Tanzânia, e também contra o navio de guerra USS Cole. Em decorrência disso, já era o terrorista mais procurado pelos Estados Unidos.

Em 11 de setembro de 2001, aconteceu o fato que colocou bin Laden e a Al Qaeda na história para sempre: os atentados ao World Trade Center e ao Pentágono. Estes atentados mataram imediatamente pelo menos 2754 pessoas, o governo americano logo responsabilizou bin Laden e  a Al Qaeda pelo ataque terrorista. Apesar disso, os Estados Unidos nunca reuniram as provas necessárias para sacramentar a responsabilidade de bin Laden pelo ataque. Informações sobre a localização dele chegaram a valer 50 milhões de dólares!!!

Depois disso, os rumores diziam que bin Laden estava se escondendo em montanhas entre o Afeganistão e o Paquistão, e depois de quase 10 anos de muita procura, em 1 de maio, último domingo, oficiais americanos divulgaram que bin Laden foi encontrado e morto durante uma operação especial. O teste de DNA bateu com o de sua irmã falecida… O corpo foi sepultado no mar depois de passar pelos rituais islâmicos. Foram divulgadas fotos na internet que seriam do rosto de bin Laden morto, porém, elas eram montagens de Photoshop. As imagens genuínas são as que aparecem apenas o corpo de bin Laden sob panos, onde foi mantido sob custódia antes do sepultamento. A imagem falsa é a abaixo, onde foram juntadas 2 fotos, uma de bin Laden e outra de um rosto desfigurado.

Na minha opinião este realmente é um marco na história da guerra contra ao terror, tendo em vista que bin Laden foi talvez o terrorista mais famoso de todos os tempos. Apesar disso, acredito que muito foi talvez uma conspiração, pois precisaram culpar alguém pelos ataques e bin Laden pode ter sido a opção mais direta e simples.

Termino o post faço uma recomendação que eu mesmo ainda não vi mas quero assistir: “Guerra ao Terror” foi um dos filmes mais premiados da penúltima edição do Oscar.

 

Um abraço,

Alan.

3 comentários:

  1. Olá, estamos passando para agradecer a sua visita no nosso blog, volte sempre! :)

    Boas matérias aqui também..parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Acho que agora a coisa vai ficar preta!!!
    :s

    ResponderExcluir
  3. ahh, não saiu a foto /: não sei hein, ele pode ter morrido, mas deixou vários seguidores ehhehe

    to com o filme que falasse aqui em casa, só me falta tempo /:

    ResponderExcluir