terça-feira, 29 de março de 2011

Desilusões Coletivas!

Oi pessoal, tudo bem? Mais uma vez estamos na nossa santa quarta-feira, dia de “Coluna do Alan”! Já comentaram sobre as sugestões da nossa “Lojinha” ? Se não, corram pra lá, o post é ESTE.

Estou tentando ser muito rápido hoje porque já são 23h e amanhã tenho aula!!! Mas enfim, o post de hoje vai ser sobre uma área que está ganhando uma série de seguidores, porém, devido à algumas desvantagens, já está começando a perder uns também! Falarei sobre as compras coletivas!

Até esta última sexta-feira, eu seria só elogios para o assunto, pois a primeira e até então única experiência que eu e a Tassi tivemos no assunto foi com uma oferta oferecida pelo site OfertaVale e pela lanchonete Madrugadão, onde obtivemos com satisfação o produto que nos foi prometido na oferta!
Foi então que aconteceu o desastre… Compramos um cupom do site Groupon, uma oferta da pizzaria Mega Pizza Express, situada na Rua Joinville. Exatamente 1349 tickets foram vendidos para esta oferta, e o motivo da minha insatisfação e meus argumentos constam no email abaixo que enviei ao Groupon:

“Olá, sou Alan Miguel Puff de Blumenau estou cadastrado no site no nome de minha sogra Delma Reikdal Cervieri, pois foi com o cartão de crédito dela que efetuei minhas compras, e recentemente adquiri um cupom para a oferta "Pizza Broto 20cm + Pizza Média 30cm + 2 Chopp Eisenbahn 300ml + Refrigerante 290ml de R$36 por R$14,40 na Mega Pizza Express" e estou muito insatisfeito tanto com o serviço do site quanto o da pizzaria.

Durante a compra, não encontrei nenhum problema e sobre isso não tenho queixas, porém, nesta última sexta-feira (25/03) fui ao estabelecimento com meu cupom e então vejo um papel colado na parede informando: "Groupon: apenas 40 cupons por dia." e logo em seguida perguntei ao garçom se o limite diário já havia se esgotado e ele me confirmou que sim. Perdi dinheiro por conta da gasolina de ida e volta e principalmente tempo; sem contar que era uma noite muito chuvosa e ainda eu e minha namorada tivemos nos apertar num "aglomerado" de pessoas que estavam com cupom na mão dentro do estabelecimento para não se molhar e não puderam retirar a oferta. Resolvi voltar hoje, domingo (27/03), em um horário mais cedo (por volta das 19h) para tentar novamente e a história se repetiu, mais dinheiro e tempo perdidos.

Primeiro: Em momento ALGUM da oferta, constava que seriam apenas 40 cupons por noite. Uma TREMENDA falta de compromisso, comunicação e responsabilidade do site e do estabelecimento com os clientes. Pode ter sido uma medida do estabelecimento, mas o site é também culpado por omissão, pois pelo visto não tomaram medida alguma para que a pizzaria cumprisse seus compromissos.
Segundo: A oferta já diz que não é necessário agendamento, o que dá uma margem para que o cliente usufrua da oferta no momento em que melhor lhe for conveniente, afinal, pizza e cerveja combinam com um jantar, não com um lanche da tarde para os 40 primeiros que chegarem na pizzaria.
Terceiro: Sou uma pessoa que durante a semana tem o tempo muito ocupado entre casa, faculdade e trabalho e os dias em que me sinto mais confortável para utilizar a oferta de maneira tranquila são sexta, sábado e eventualmente um domingo ou outro. Sendo que a maior parte das pessoas que compraram a oferta se encaixem nessa mesma rotina. Se considerarmos a possibilidade de todos os 1349 tiverem o mesmo interesse de usufruir do cupom em uma sexta ou sábado e a oferta é valida por 2 meses: um mês tem em média 4 semanas, sendo que sexta e sábado são 2 dias de uma semana, seriam 8 dias por mês, logo 16 em 2 meses. Se atendessem apenas 40 cupons por dia, somente 640 ofertas seriam cumpridas. Um absurdo, menos da metade!!! O que dizer então se todos os 3000 cupons tivessem sido vendidos? 2 meses são 60 dias, sendo 40 cupons por dia, 2400! O que resultaria em 600 cupons não aceitos, 20% do total! Se a pizzaria não tem estrutura para oferecer tais serviços, não os prometa; e quanto ao site, não faça a propaganda e oferta!

Tendo em vista esta situação extremamente desagradável, deixo explícito que estou à espera de uma negociação com uma proposta que me deixe satisfeito, caso contrário estarei entrando em contato com o PROCON contra o site e a pizzaria para que meus direitos de consumidor sejam atendidos.


Sem mais a declarar, termino este e-mail.


Alan Miguel Puff.”

Como era de se esperar com o destrato com seus usuários, o site ainda não me respondeu o e-mail… E não é a primeira nem a última vez que recebe esse tipo de crítica, veja neste post do Brogui o que aconteceu com a Ceia de Natal dele!

Uma série de outros blogs têm posts sobre os problemas das compras on-line! Aqui, no site Alexbarbosa.com, consta um ranking dos sites que mais recebem reclamações! Coincidência ou não, espiem quem é o primeiro colocado hehehehehe! Já aqui, algumas histórias que ilustram bem o tipo de problemas que podem ocorrer!

Eu sinceramente acho uma pena um ramo que esteja em crescimente ter tanto descaso com o seu público, justamente a força-motriz que não só mantém o site como também gera lucro para o estabelecimento que oferece um serviço. Estou bastante preocupado pois além destas pizzas que ainda não utilizei o cupom ainda tenho mais 2 ofertas que adquiri e ainda não usufrui, uma também do site Groupon e outra do SOS Oferta, espero não ter o mesmo tipo de complicações com estas!

É sempre bom lembrar, que no direito do consumidor já há artigos sobre compras coletivas, e um deles diz que o site é sim responsável num caso como o meu, que o estabelecimento tomou uma medida que talvez não tenha informado ao site; portanto, o Groupon não tem o direito de simplesmente “jogar nas costas” da pizzaria, o site tem sim que também arcar com consequências!

Espero que o post sirva de aviso e inspire precaução na próxima vez que alguém for efetuar uma compra coletiva, se é que alguns de vocês já não tiveram experiências negativas, neste caso, compartilhe conosco nos comentários! Termino dizendo que infelizmente não recomendo o site Groupon, primeiramente pelo aparente histórico, já que é líder no ranking de reclamações, segundo pela consequente probabilidade de parceiros e/ou serviços oferecidos ruins e por último pelo destrato e a inconsequente maneira com a qual lidaram comigo, sem nem ao menos responder a um simples e-mail em 2 dias já!

Para terminar de vez recomendo a série de filmes “O Predador” que até recentemente teve um que aqui no Brasil foi chamado “Predadores” que é muito bom, na minha opinião tão bom quanto os originais!!!

Um abraço e até semana que vem!!!

Alan.


ATUALIZAÇÃO!



Vejam o e-mail que o Groupon teve a cara-de-pau de me enviar:


Olá Alan, boa tarde!


" Enviamos um representante ao estabelecimento e nos foi informado que os cartazes foram colocados apenas para conscientização dos clientes, já que estava tendo fila de 3hrs de espera.
Nos foi garantido que o atendimento será de acordo com a demanda.

Você pode voltar ao estabelecimento para aproveitar a oferta, caso não consiga ser atendido nos retorne o contato para que possamos tomar as providencias necessárias para a solução desse caso.
Se não desejar mais a oferta nos informe para fazermos o cancelamento do groupon e efetuar o estorno do valor pago pela oferta.
Pedimos desculpas pelo transtorno.


Atenciosamente,

Vandenuza Rocha
Equipe Groupon "

É ou não é ridículo??? A minha resposta, logo abaixo:

"Olha, eu não esperei 3 dias pra você me escrever uma palhaçada dessa! Quanto descaso, descompromisso!
Conscientizar os clientes de que? De que não seriam atendidos? De que houve propaganda enganosa...
Independente da fila, todo mundo tinha o direito de ser atendido caso fosse a vontade... E convenhamos, no dia em que compareci às 19h da noite, o estabelecimento abre às 18:30h, 3h de fila aonde? E outra, quem me garante que realmente 40 cupons já haviam sido utilizados? Eu realmente suspeito muito que falaram isso apenas para não atender quem comprou a oferta...
E no cartaz estava muito bem explícito que aceitariam apenas 40 cupons por dia, não era medida de conscientizar nada.

Eu desejo sim a oferta, afinal, já tive gastos com isso fora o preço, não só a quero como proponho que tenho direito a mais um cupom dela e um crédito extra no site como forma de o site e o estabelecimento arcarem com meus prejuízos, caso isso não aconteça como informei procurarei a justiça, afinal simples desculpas não resolverão nada.

Ontem pela noite como eu já havia escrito na minha reclamação anterior, de que se não recebesse uma resposta, postaria no blog "Charme em Vidro: http://charmeemvidro.blogspot.com" sobre o incidente. Acessem, leia os comentários e vejam a imagem que vocês estão começando a passar nessa cidade em que o serviço apenas começou a ser feito e as outras reclamações de usuários do site.

Com certeza essa resposta de que nada adiantou será postada nos comentários e provocará ainda mais revolta de quem acessa o blog.


Espero que entendam que direitos do consumidor é uma coisa séria, e vocês estão passando por cima disso tudo.


Obrigado,

Alan.



PS: "Providências" leva acento circunflexo."


Eu pelo menos não achei nem um mínimo satisfatória essa resposta deles... O que vocês acham?


Qualquer nova notícia eu compartilho com vocês!

Abraços denovo!

20 comentários:

  1. Adorei o tema alan..
    Nunca comprei no groupon mais sou cadastrada nele..
    Eu ja imaginava que com essa febre de compra coletiva, isso ia virar uma furada..
    Meu marido leu na veja esses dias tbm, as criticas sobre isso...
    Abracos pra vc e pra Tassi

    ResponderExcluir
  2. :O Eu ia comprar essa promoção ai ;x
    meu que sacanagem , mas Alan,
    Corre atraz de seus direitos !! e Quando tiver a resposta "se tiver" avise no que deu !

    ResponderExcluir
  3. muito bom o post Alan.

    E ainda bem q nem comprei essa oferta.
    Maior sacanagem

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu sempre vejo o blog mas não comento.. Mas dessa vez eu decidi me manifestar.
    Parabéns Alan pelo post, pois comigo aconteceu a mesma coisa nesta MESMA Pizzaria. Estou muuito insatisfeita pois também gastei tempo e gasolina. Quero os meus direitos. Fui com meu marido e ficamos irritadíssimos com a falta de consideração ao cliente.
    Não sabia que o GROUPON também tinha culpa nisso..

    Um abraço e apoío totalmente!

    Renata.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alan,

    Fiz duas compras, um pelo Groupon e outro pelo Peixe Urbano. Ainda n usufrui delas, por ter mto tempo ainda. Mas o meu maior receio é exatamente este, por isto até, demorei bastante tempo p fazer alguma compra.
    Realmente, com relação ao Groupon já ouvi reclamações, até de uma conhecida q fez uma compra, mas como o número mínimo de compras n foi atingido, a oferta n valeu e mesmo assim descontaram a oferta do cartão dela, um ABSURDO TOTAL!!!
    Mas vc começou a fazer sua parte e entrou em contato com a responsável!
    N deixe de nos informar sobre a resolução!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por vocês estarem se manifestando!!! Isso é ótimo.. quem sabe assim não ganhamos voz e eles tomam vergonha na cara para resolver nossos problemas e de outras pessoas que já se manifestaram aqui no blog!

    Obrigada gente, e assim que esta história se desenrolar nós colocamos aqui no blog!

    Continuem comentando.

    beeijos,

    Tassi.

    ResponderExcluir
  7. Achei uma sacanagem com os clientes, isso é contra lei!

    Boa Alan, vc tomou iniciativa, agora corre atrás pra te responderem.

    Nem quero mais comprar nesse Groupon, vai que comigo dá a mesma coisa. Vou para os outros sites regionais.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. í, que sacanagem, eu comprei! hahaha, ainda não fui até lá e agora vou tentar ir numa segunda-feira e com os dedos cruzados

    já comprei outra oferta no Groupon pra revelar fotos no "OiFotos" e veio tudo certinho, o que comprei no Barbabada do Dia com Madrugadão também não tive problemas!

    ResponderExcluir
  9. Ih, nem conhecia esse Barbada do Dia.. é bom??

    É Lu, eu acho que depende mais do estabelecimento que faz a parceria com o site!

    Tu devia exigir o direito de ser atendida no dia que vc quiser, não no que for melhor pra eles..

    Verei sobre esse barbada do dia... gostei!

    beeeijos

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pessoal, pelo apoio e os comentários!

    Tá na hora mesmo do consumidor brasileiro exigir os seus direitos! No mundo inteiro é assim, só no Brasil somos feitos de trouxa! Só aqui reina a merda do "Jeitinho Brasileiro"... Os estabelecimentos, mercados, prestadores de serviços em geral, ninguém respeita o cliente.

    São pequenas mudanças e iniciativas que unidas virão uma grande...

    Agora é esperar e ver se com uma certa repercussão aqui no blog eles tomam uma iniciativa para se redimir... é claro que com essa demora a "redenção" deles vai custar mais cara hahahahahah!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Nossa Alan, adorei o tema, me serviu de alerta pq estava pensando em utilizar as ofertas do Groupon.
    Agora já sei o que nao fazer, espero que vc nao perca suas outras compras.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Putz que cabreiro!
    Eu também sou cadastrada mas ainda não efetuei nenhuma compra...
    Quando receber a resposta conta pra gente ^^

    Beijão pra ti e pra Tassi!!

    ResponderExcluir
  13. Oii Tassy!

    Parabéns ao Alan pelo post! É realmente um descaso com o consumidor, principalmente por parte da pizzaria. Em blumenau, que eu saiba, são 10 os sites de compras coletivas. Sou viciada e confesso que nunca tive problemas, já perdi a conta de quantos cupons comprei...

    AAh, quanto a resposta do email.. uma vez estava com uma dúvida, mandei email e recebi a resposta só umas 72h depois... É SUPER demorado, nesse caso urgente acho que vale mais a pena falar com o 0800 deles... 0800 - 7251255

    tomara que dê tudo certo!

    beeijo

    ResponderExcluir
  14. Adorei o assunto.
    Já fiz compras no Peixe Urbano para oferta na Pizza Hut e deu tudo certo e no Barbada do Dia com oferta no madrugadão e também tudo OK. Porém, nunca se sabe, é bom ficar de olho.
    No Peixe Urbano saiu uma oferta pra Don Peppone e lá deixa bem claro que é para reservar.
    E o barbada do dia é uma boa opção mesmo, aliás, o dono é de blumenau :D
    Beijos Alan e bora estudar...haha

    ResponderExcluir
  15. Nossaaa, eu comprei essa promoção da pizza, mais não utilizei nenhum dos meus cupons ainda!
    E eu que pensava que o Grupon era o melhor site de compras coletivas...
    Espero que resolvam o problema né, porque isso não é justoo!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Pessoal! Leiam a atualização do post... recebi um e-mail de resposta deles...


    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. boa alan!
    tem que ter atitude com essas coisas mesmo, o que não falta é gente tentando passar a perna nesse tipo de situação.

    estava pensando em fazer compras por esses sites mas agora estou seriamente reconsiderando, é um desrespeito ao consumidor.

    ResponderExcluir
  18. E aí, responderam o seu e-mail?

    ResponderExcluir
  19. "Não esperei 3 dias para você responder uma palhaçada dessas!" Orra alan, ta stresstado aí cara?

    ResponderExcluir
  20. A situação foi resolvida como foi explicado no post de hoje, unhas da leitora...

    Conforme foi explicado, chegamos a um acordo com o Groupon...


    hehehehe falaster... agora não to mais, mas na hora eu tava sim! eahaehae

    ResponderExcluir