terça-feira, 1 de março de 2011

Combustível para ninguém botar defeito!

Oi pessoal, tudo bem?? Antes de tudo, já viram o sorteio que tá rolando? Não?! Então estão perdendo tempo, corram aí pra se inscrever nesse exato momento clicando aqui!!!
Um outro informativo legal, é que o blog está crescendo!!! Quem visita rotineiramente pode talvez não perceber, mas nos últimos dias nossa média de visitas está entre umas 400-500 diárias! E também há novas parcerias aparecendo, em breve novidades que todos vocês irão adorar!

Viram o Oscar? Fiquei um pouco chateado que A Origem não venceu melhor filme, mas venceu em outras categorias, e como ainda não assisti O Discurso do Rei não tenho como dizer se foi uma premiação justa ou não.

Indo ao assunto do post de hoje, vou falar sobre algo que está relacionado com meu trabalho, mas que acima de tudo com o crescimento do nosso país e com o desenvolvimento de um planeta mais ecologicamente correto e sustentável, falarei sobre o Bioetanol.



Bioetanol é o nome dado a todos os processos de obtenção do álcool Etanol através de biomassa e como o nome dá a entender, é um biocombustível e pode ser utilizado por exemplo, em carros adaptados.

A forma tradicional e secular de se obter Etanol é a fermentação do caldo de vegetais produzidos pela agricultura que contenham açúcares. Esse é o chamado Bioetanol da primeira geração. Aqui no Brasil a matéria-prima mais utilizada é a cana-de-açúcar e existe um argumento contrário a esse método de produção de álcool pelo fato de a matéria-prima ser um alimento.

 Nos Estados Unidos por exemplo, a matéria-prima utilizada é o milho.

Os kioskis de praia que vendem caldo-de-cana, pamonha e milho verde representam grande parte dos contrários heheheh.

“Driblando” quem é contra essa ideia, surge o Bioetanol da Segunda Geração e cada aparecem vez mais pesquisas visando como objetivo tornar viável a produção de Etanol através da celulose, substância bastante presente no algodão e em árvores.

O objetivo portanto, é produzir combustível a partir de resíduos têxteis, como por exemplo malhas que para as indústrias não têm mais valor e que geralmente são incineradas, e resíduos de madeira. Nesse caso não há argumento contra válido, já que não será usada a roupa, comida ou árvore de natal de ninguém hehehehe são apenas rejeitos que serão aproveitados, e o melhor de tudo: de uma fonte renovável e menos poluente!

Um exemplo de resíduo têxtil que encontrou algum valor afinal... haeheahea brincadeira!!!

Hoje, as pesquisas têm como objetivo atingir as melhores condições e encontrar os micro-organismos que obtenham um maior rendimento do processo. É claro que enquanto existir o petróleo, e estiverem no poder pessoas que se beneficiam pelo uso do mesmo, dificilmente ele terá uma significativa diminuição de utilização, porém o aparecimento de novas tecnologias e opções, poderão representar uma mudança de diretrizes, que por menor que sejam, já estarão contribuindo para o meio-ambiente. E como os combustíveis fósseis não são renováveis, por mais que demore, um dia os biocombustíveis representarão uma grande faixa da energia mundial.

Temos todas condições de reverter os estragos... está na hora de realmente querer!

Espero que tenha sido interessante para pelo menos dar uma ideia geral de quais serão os rumos e possibilidades de energia que poderão ganhar um grande destaque nos próximos anos, e que principalmente tenha se entendido a diferença do Etanol da primeira e segunda geração!

Termino o post de hoje sugerindo que assistam “Tenacious D – The Pick of Destiny” um filme ideal pra todo mundo que curte uma boa comédia misturada com música.

Não se esqueçam de concorrer ao sorteio, continuar nos visitando e seguir o blog!!!

Até semana que vem,

Alan.

5 comentários:

  1. parabens pelo crescimento do blog!!1
    bjos
    agnes
    http://rosachocante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alan....sabia de sua pesquisa, mas agora ficou bem mais elucidativa. Mas me diga uma coisa....Por que nos U.S.A o milho pode, lá eles não comem milho não?, pipoca eu seu que eles comem...rs
    Ainda bem que tem pessoas que pesquisam fontes alternativas. Parabéns!!
    E esse blog é muitooo LUXOOOOO!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. muito bom o post :D vida nerd é o que há hahaha e LINDA a camiseta!

    então, tb queria que A Origem ganhasse, mas tb não assisti o discurso do rei haha

    ResponderExcluir
  4. Meu nerdzão! hahah

    Adorei a abordagem do post Amor meu!! Acho ótimo trazer esses assuntos pata o blog!!!

    Tbm queria que a Origem levasse o Oscar :((

    Beeeijo e te amo!

    ResponderExcluir
  5. Faço uma sugestão para todos os torcedores da camisa que serve como exemplo de material reciclado para combustivel biodegradavel, doarem todas estas camisas horriveis para no futuro servirem para alguma coisa...hehehe. Mas como foi falado, enquanto tiver petroleo juntamente com os interesses que o cercam, as aplicações das experiencias e estudos com combustiveis alternativos ficam freadas, o que é de se lamentar, pois podem e devem ser bem menos poluentes que o petroleo.

    ResponderExcluir