terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um outro lado da história.

O tema do post de hoje é sobre um fato curioso que ocorre numa minoria das pessoas ao redor do mundo e que eu, com muito orgulho, faço parte desse seleto grupo: Os canhotos!
O canhotismo está associado à genialidade, estudos mostram que o número de super dotados (alto QI) canhotos é superior estatisticamente ao esperado, portanto não é à toa que grandes feitos nas ciências, artes e esportes são responsabilidades de personalidades canhotas.
 
Apesar de todas as vantagens de participar desse grupo, essas pessoas são historicamente recriminadas por uma invejinha dos destros (hehehehe, brincadeira) que por serem maioria fazem uma série de objetos cujo manuseio é quase impossível pra um canhoto, e inventam umas calúnias dizendo que somos estranhos ou aberrações!
 

 
Essa suposta genialidade dos canhotos se deve a um melhor aproveitamento dos dois hemisférios do cérebro, que facilita também com que este indivíduo processe mais facilmente múltiplas informações, um exemplo simples é dirigir e conversar.
Atividades como escrever e jogar futebol por exemplo requerem habilidades de determinado hemisfério do cérebro, como o canhoto tem os dois lados melhor aproveitados, pode desenvolver alguma atividade como destro, por exemplo tocar algum instrumento musical, mas acima de tudo é muito importante não ir contra o “instinto canhoto”, estudos mostram que crianças forçadas a escrever com a mão direita são muito propensas a contrair gagueira e dislexia.
 
A percentagem de população canhota estima-se ser de aproximadamente 10% e como eu disse no início do post, dentro desta minoria encontram-se pessoas muito célebres com grandes feitos, então vamos a alguns exemplos!
 
  • Esportes:
Em algumas modalidades como o tênis, esgrima e boxe, o canhoto já leva uma vantagem por contar com o “efeito surpresa”, pois seus adversários estão muito acostumados a disputar com destros e se surpreendem com essa diferença.
Dentro do futebol, Maradona e Pelé (apesar de chutar com a perna direita, escrevia com a mão esquerda) são canhotos, simplesmente isso, os 2 melhores jogadores da história hehehehe.
 
 
  • Ciência:
Essa lista é bastante extensa, por isso vou me manter nos três que acredito que são os “maiorais”. Isaac Newton, Albert Einstein e Leonardo da Vinci. Acho que esses representam bem a “classe” heheheh.
 
 
 
Esses foram apenas alguns exemplos para ilustrar, uma lista mais extensa de famosos canhotos pode ser encontrada aqui!
 
Alguns utensílios como abridor de latas, aquelas mesas de escolas, tesouras, cadernos com expirais são verdadeiros pesadelos para um canhoto, mas vi que já existem alguns desses equipamentos que são fabricados adaptados por algumas empresas, será que vale a pena para um mercado tão pequeno? hehehe
 
O objetivo deste post foi mostrar à maioria destra que as pessoas que utilizam a mão esquerda não são tão estranhas assim e que apesar de não conseguiram utilizar simples equipamentos temos grandes vantagens em muitos aspectos!
 
Termino dando minha sugestão semanal de filmes “Sim, senhor!” do também canhoto Jim Carrey, esse pra mim é um dos melhores filmes dele! Uma comédia que vale muito a pena assistir!
 
E só pra reforçar o último post: nesse domingo a Globo transmite a cerminônia do Óscar depois do Big Brother!!!
 
Até semana que vem e um abraço!
 
PS: Só para constar, 22/02 batemos nosso recorde de visitas diárias, passamos a marca de 800 visitas num dia!!! Parabéns para mim e minha Amorzita, e obrigado a todos vocês!
 
 
Alan.

15 comentários:

  1. Acho que minha filha mais nova vai ser canhota... Ela tem uma facilidade de fazer as coisas com a amao esquerda.
    Bom mais tarde é que veremos..
    Bom dia pra vcs

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Parabéééns *-*
    haha, me senti burra com este post
    por não ser canhota !
    [..] super dotados (alto QI)

    ResponderExcluir
  3. eu também sou canhotaa, aeeeeee :DDD
    viva nóis :DDD

    beijos pra vocês e boa quarta!

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAH Elaine, somos duas!
    Também sempre me acho burra depois que eu leio essas coisas :))


    Vc tem Brubs? Ai que invejinha..

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei Alan!!, sempre gostei de você ser canhoto [ mas esse nome é feio, hehehe], esse foi um ótimo assunto: para aqueles que pensavam que precisariam mudar, que nada...é a diferença que faz diferença. Um alerta também para o povo que só pensa nos destros..[ eu sou destra, mas tenho uma melhor grafia com a esquerda].
    Você falou em dislexia, vi na lista dos canhotos, o Tom Cruise, disléxico, vai ver tentaram reprimir o rapaz.
    Bons assuntos aqui no blog, e vamos ver o Oscar!
    bjs,

    ResponderExcluir
  6. Eu sou destra e tenho um encanto inexplicável pelo lado esquerdo do corpo. Acho lindo escrever com a mão esquerda, etc. O JEITO dos canhotos são diferentes. HAHAHHA bem louca eu u.ú
    Sendo eu assim... A anos atrás eu treinei muito pra ser ambidestra, até que consegui... mas ainda sou mais habilidosa e ágil com a direita ^^

    Adorei o post!
    E os dois estão de parabéns \o/
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm sou canhota! \o/
    Com o tempo aprendi a usar abridor de latas e tesoura com a mão direita. Mas queria conhecer uma loja pra canhotos, que nem a do Ned Flanders haha

    ResponderExcluir
  8. Oi Nathalie! Que legal que talvez ela seja canhota hehehehe vai ser CDF, só nada de tentar fazer ela virar destra!!!


    Não sabia que vc era canhota também Bruna! E a Isadora também é! Os canhotos estão aumentando e vão dominar o mundo!

    ResponderExcluir
  9. Pois é mãe! Se ele é disléxico realmente ele pode ter sido um canhoto reprimido hehehehe


    NanyLopes, que legal alguém destro que ache legal ser canhoto eheheheheh


    Isadora, eu também até que consigo abrir uma lata, mas levando 5x mais tempo que alguém destro levaria... Tesoura... só com a esquerda heaheahea

    E olhem só, de 8 pessoas que comentaram, 3 canhotos, quase metade hehehehe não sabia que tinham tantos assim


    Obrigado a todos pelos parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Keep posting stuff like this i really like it

    online pharmacy

    ResponderExcluir
  11. preciso de ajuda! procuro uma mulher canhota que escreva com o caderno virado de cabeca para baixo ou que escreva de tras para frente isso e muito importante para mim meu email soparacanhotas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Ola!! LAncei o abridor de latas para canhoto! www.ygs.com.br abraço e sucesso!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Para quem não sabia se ela era destra, basta ver que ela está segurando uma garrafa com a mão esquerda na foto.

    ResponderExcluir