quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Oscar vai para…

Oi pessoal! Estou de volta depois de uma semana ausente por problemas técnicos (traduzindo, falta de internet).
Essa semana minhas aulas começaram, e agora adeus descanso hehehehe…

O post dessa semana vai ser sobre a principal e tão famosa premiação do cinema internacional: O Oscar!
O prêmio, originalmente chamado de Academy Awards, foi entregue pela primeira vez no ano de 1929 e aconteceanualmente premiando os destaques do cinema no ano anterior em categorias como: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, etc…
Esse ano a cerimônia vai acontecer no dia 27 de fevereiro, como sempre, em Los Angeles.




Sobre a cobiçadíssima estatueta, ela mede 35 cm e pesa aproximadamente 4Kg, é feita de estanho e folhada a ouro de catorze quilates e tem a forma de um cavaleiro que segura uma espada sobre um pedestal redondo que representa um rolo de filme. Foi criada já na versão original do prêmio em 1929 e não sofreu mudanças… apenas na Segunda Guerra Mundial foi confeccionada com gesso e pintada com tinta dourada devido a uma decisão de guerra de poupar metais, apesar disso, anos depois os premiados receberam uma estatueta feita do devido material.
Terminando, apesar de todo o valor simbólico e de prestígio, a estatueta custa em média míseros 200 dólares, mas… para ter uma ideia desse verdadeiro valor, o Oscar ganho pela atriz Vivien Leigh em 1940 foi leiloado em 1993 por um valor de 562 mil dólares!!!




Falando em termos de Brasil, o ponto alto foi com o filme que na verdade é uma produção brasileiro-americana… em 1985 O Beijo da Mulher Aranha recebeu 4 indicações, incluindo melhor filme, e foi o vencedor na categoria Melhor Ator (William Hurt, que não é brasileiro).
Outro ponto alto foi Central do Brasil em 1998 que concorreu a Melhor Filme Estrangeiro e rendeu para Fernanda Montenegro uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz.
A edição desse ano tem participação brasileira também, o documentário Lixo Extraordinário, e quem sabe esse ano não conquistamos um prêmio genuinamente brasileiro hehehe.

















Alguns recordes que devem ser expostos na minha opinião:
  • as três premiações de Jack Nicholson (2 vezes como Melhor Ator em 1975 e 1997 e 1 como Melhor Ator Coadjuvante em 1983);
  • as catorze indicações de Meryl Streep, das quais ela venceu duas.
  • as catorze indicaçoes do filme Titanic com onze premiações.

















Esse ano, os filme com mais indicações são:
  •  O Discurso do Rei com doze indicações;
  • Bravura Indômita com  dez indicações;
  • A Origem  e  A Rede Social  com oito;
  • O Vencedor com sete;
  • 127 horas com seis;
  • Cisne Negro e Toy Story 3 com cinco.

Minha “torcida” apesar de não ter visto todos os filmes vai para A Origem que na minha opinião talvez tenha sido o melhor filme que eu já vi hehehe. Cisne Negro também achei legal, e provavelmente vai levar pelo menos de Melhor Atriz…

Esse é um tema bastante interessante e curioso na minha opinião, já que adoro filmes… e acredito que muitos que estão lendo gostarão de alguns fatos que eu trouxe neste post… e para vocês, qual filme deve levar mais prêmios ou o mais cobiçado de Melhor Filme???
Espero respostas e recomendações nos comentários, pois como eu disse, não vi todos!!!

E minha sugestão semanal é o filme Equilibrium, que é uma dessas histórias futuristas com conspirações e tudo mais… é muito interessante e também cheio de ação! Ótimo na minha opinião.

Espero que tenham realmente gostado e semana que vem tem mais!!!

Abraços!

6 comentários:

  1. Do Oscar mesmo so gosto de ver as roupas das atrizes *-* Bem interessante a materia :}

    ResponderExcluir
  2. Meu deus Elaine, nem me fala das roupas e unhas hahah!

    Estou torcendo pra 'A Origem' que achei muuuuito bom!

    :)

    ResponderExcluir
  3. nossa, com certeza torcida pra `A Origem`, achei o filme ótimo!!!
    e melhor atriz para Natalie Portman, achei animal ela em Cisne Negro
    vamos esperar dia 27!hahahah

    ResponderExcluir
  4. Nossa, a Natalie Portman tá maravilhosa em Cisne Negro.. ameeeeeeei!

    ResponderExcluir
  5. Não vi vários filmes que estão cotados....mas minha torcida vai para James Franco, de 127horas..porém, por merecimento deve ir para Colin Firth, indicado 2 vezes, agora com O Discurso do Rei, que também não vi. Das atrizes aposto em Natalie Portman, mas acredito que vai para Annete Benning , veterana, que fez no passado Beleza Americana.
    Equilibrium é muito dez, vale muito ver!

    ResponderExcluir
  6. Comentando atrasada pq eu adoro ver o oscar :)

    E para corrigir uma coisinha, a meryl streep foi indicada 16, não 14 vezes ao oscar e acredito que o 17º vem aí ano q vem, com o filme Iron Lady, que ela está filmando ainda. Sou fã dela :D

    Quanto ao filme, não vi muitos, mas acredito q o discurso do rei está bem cotado para melhor filme (quero ver se eu vejo essa semana), assim como a rede social, mas vai ser legal a origem ganhar :)
    melhor ator e atriz, não deu para ver muitos dos filmes, mas espero que vá para natalie portman e colin firth, como está sendo cotado.

    ResponderExcluir