quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

As novas Realidades

Oi pessoal!

Blog voltando à normalidade das atividades, isso significa que quarta-feira é dia de Coluna do Alan!

Mas antes de ir direto pro nosso assunto de hoje, aquele ping pong básico... como foram as férias? o que houve de bom, de ruim... quais são os planos e metas para 2011... eu e a Tassi já traçamos alguns... os meus incluem emagrecer (hehehehe), ganhar dinheiro para conseguir fazer nosso cruzeiro (vide primeira "Coluna do Alan") e como sempre fazer o que puder para se salvar na faculdade heheheheh...

Falando em metas, uma sempre é unânime entre todas... inclusive foi citada nas minhas... aquela coisinha que todo mundo diz que não traz felicidade, mas ninguém dispensa... Sim! Vou falar sobre dinheiro, mas não como ganhá-lo ou economizar, até porque eu não seria nenhuma referência para falar alguma coisa sobre isso hehehehe... vou falar de um aspecto digamos mais "artístico" do dinheiro, mais expecificamente o brasileiro... Hoje falarei sobre os pedacinhos de papel e metal que expressam o valor da nossa moeda, o Real!

seu madruga

origami
Calma, não vou falar sobre origamis com dinheiro

Então... indo direto ao assunto, eu quero fazer nessa coluna uma breve abordagem sobre as notas e moedas de Real... as antigas, as novas, as que foram, que ficaram, etc...

Em 1994, o governo brasileiro adotou o Real como a moeda do país e devido a um plano instituido, essa atitude tornou o dinheiro nacional estável.
As notas oficiais do Real, as que estão em vigor desde o início, são as de 1, 5, 10, 50 e 100 Reais.
As moedas desde o começo são as mesmas: 1, 5, 10, 25, 50 Centavos e 1 Real.
Alguns aspectos são marcantes nas notas e moedas... em ambas se observa um rosto feminino, que é a Efígie da República, a personificação do regime publicano, inspirado na "A Liberdade guiando o Povo" de 1930, do pintor Eugéne Delacroix.
Outro ponto que se observa é o valor da mesma (ah vá!), e nas notas destaque também para o animal representante de cada valor:
O beija-flor representa a nota de 1 Real; A garça a de 5 Reais; A arara a de 10 Reais; A onça a de 50 Reais; e a garoupa a de 100 reais.

quadro delacroix
Quadro de Delacroix
cedulas
As originais!
Em 1998 foram lançadas as moedas da segunda família do Real, que se assemelha um pouco com as moedas de Euro:

1

E existem algumas moedas de 1 Real comemorativas de circulação, como a dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a do centenário de Juscelino Kubitschek.

Em 2000 foram lançadas notas de 10 Reais que eram de plástico e tinham o rosto de Pedro Álvares Cabral, para a minha tristeza elas foram retiradas do mercado, e hoje são encontradas a preços meio absurdos no Mercado Livre hehehehe.

5
Eu pedia pro meu pai trocar as notas de 10 normais por essas!

Em 2001, para facilitar o mercado, foram lançadas as notas de R$2 e em 2002 as de R$20.
Os aspectos são parecidos com as demais, o animal que representa a de 2 reais é a tartaruga e a de 20 o mico leão dourado. Um diferencial da nota de 20 reais é uma faixa brilhante presente ao lado da Efígie da República.

2 20

Sente falta de notas de 1 Real? Em 2009 a Casa da Moeda parou de produzi-las e estão sendo substituídas pelas moedas equivalentes, por isso é cada vez mais difícil encontrar uma, e mais fácil achar a moeda.

1
Substituição: Sai a nota camisa 1 e entra a moeda camisa 1

E agora chegamos ao ponto que me levou a fazer o post: a segunda família das notas do Real!

Elas estão na minha opinião mais bonitas, e com tamanhos diferentes, também no estilo Euro, preparando a moeda para um maior uso internacional. Elas facilmente lembram as antigas, mas como eu disse acima, pra mim estão melhores! As de 50 e 100 já circulam desde 13 de dezembro; as de 10 e 20 entrarão em circulação esse ano, e as 5 e 2 só em 2012!!!

novas cedulas
As de 1 nem foram feitas :(
nova nota 50
Linda essa!

Terminando o post, falo sobre moedas promocionais, que são lançadas de vez em quando comemorando alguma data ou evento, mas não são postas em circulação, e tem valores variados como 3, 5 e até 20 Reais! Foram lançadas moedas assim quando o Brasil foi campeão das Copas de 1994 e 2002, e recentemente a de comemoração de 50 anos da inauguração de Brasília!

Bem legais! A maioria é parecida essas comemorativas

Então espero que eu tenha abordado um tema curioso e interessante pra vocês, e desejo que nesse ano de 2011 eu e vocês possamos ver e usufruir de diversas notas novas e antigas também hehehehe
E comentem... qual é a nota que vocês acham a mais bonita... a moeda... preferem as antigas, as novas... vamos fazer uma pequena polêmica!

Minha sugestãozinha de hoje é o filme CrossRoads ( A Encruzilhada ) cuja cena do final é amada por diversos guitarristas hehehehe ele conta a história de um jovem guitarrista de blues que quer chegar ao sucesso buscando uma misteriosa e antiga canção desconhecida, escrita por um falecido mestre de blues.
Então por hoje é isso!

Quem gostou, comenta e espera pra próxima semana que vem!!!
Um Abraço!

Alan.

11 comentários:

  1. Charme em vidro tbm tem historia e cultura.. ehhehe
    Alan como sempre dando aulas pra gente..
    Bjussss

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de pegar uma nota novo
    acho que nem vou gastar , hahaha ,
    OBS: EU tenho uma nota de 1 Real guardadinha
    :*

    ResponderExcluir
  3. Nossa, e adorava aquela nota de 10 de plástico! E quero muito ter em mãos as novas notas!

    Adorei o blog e já estou seguindo! Depois passa no meu também: http://oguiadascuriosas.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O que eu mais gostei foi o Seu Madruga ahahaha ideía de quem? x}}

    Então Amor, como a Elaine, eu também tenho a minha de 1 real guardadinha.. vai que vira uma fortuna, né Elaine? hahah

    Natha, Alan é cultura, né? Me surpreendo as vezes!!

    Ângela, obrigada por seguir o blog! Visitarei o seu!

    Beeijo girls!

    ResponderExcluir
  5. eu não guardei minha nota de dez reais, se soubesse que ia valer uma fortuna teria guardado.

    http://addictionnails.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah esqueci de te falar.. Como temos comercio ja recebi muitas notas de 5o e 100 dessas novas..
    Nos fomos para o interior do parana a duas semanas e na hora de pagar o posto meu marido deu uma nota dessas novas.. Vc acredita que a moca nao quis aceitar?? hahaha Disse pro meu marido que ele tinha dado o dinheiro errado pra ela, qdo ele falou que era a nota nova, ela foi mostrar pro gerente que tbm disconhecia e nao aceitaram a nota. Sorte que eu tinha uma das antigas comigo.. hahahaha
    ate o povo se acostumar...

    ResponderExcluir
  7. Jura Natha? hahah que engraçado!
    Sorte tua que havia a nota antiga também, né?
    Beeeeeeijo

    ResponderExcluir
  8. hehehehehe é verdade amor, tinhas me contado esses dias da tua nota de 1 guardada eheheh
    uma pena que eu não guardei uma de 10 de plástico também... eram as melhores...
    e essas são realmente muito bonitas, vai dar dó de gastar... (só as primeiras hehehehe)

    Nathalie... eu tenho uma história mais ou menos parecida heaheah quando lançaram a nota de 20 reais, eu fui comprar uma pizza, custava uns 15... dai dei a minha primeira nota de 20 e a mulher achou que era uma de 50 e já tava me dando 35 de troco, eu no auge da inocência e honra dos meus 12 anos falei pra ela que era uma nota nova eheheheh podia ter logrado 35 reais mais uma pizza!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Mto legal esse post!
    Ah tem um detalhe sobre as novas notas de real, cada valor tem um tamanho diferente de cédula, pra facilitar p/ os deficientes visuais.

    ResponderExcluir
  10. Po bom mesmo, não sabia que a nota de 10 reais de plástico já estava sendo considerada rara, as notas novas ficaram bonitas mas dizem que a de 100 tá difícil de caber na carteira, mas não sei se isso é verdade.

    ResponderExcluir
  11. hehehehe Sério Iran? Pow, disso eu ainda não tinha escutado falar... mas é muita mancada de quem projetou, caprichar tanto nos desenhos e esquecer da praticidade...

    Valeu pelo comentário, comenta na dessa semana também aeheahae!

    ResponderExcluir