quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Paixão Nacional

Oi pessoal! Como a Tassi já havia informado em outros posts, a minha coluna passou para quarta-feira! Mas como assim quarta se hoje é quinta???
Simples, na madrugada de terça para quarta eu acordei por volta da 01:30h tremendo e morrendo de frio e falo pra Tassi: “Amor, diminui esse ar condicionado, por favor…”. Até aí tudo bem, não fosse o fato que o ar condicionado já estava praticamente no mínimo, e depois que ele foi desligado eu continuei a tremer sem parar… O resumo de tudo é que eu fui levado ao hospital pela Tassi, levei injeção para melhorar e no começo o efeito do remédio ao invés de diminuir minha temperatura, aumentou um pouco, por conta disso, bem na quarta-feira, que eu tinha talvez minha prova mais importante desse semestre, eu passei das 2:15h até umas 5:00h no hospital, mas acho que acabei indo bem na prova, e por conta disso, tirei a tarde de ontem para dormir e não postei nada =(.

Então sem mais enrolação e desculpas, o assunto de hoje será Futebol! O mais popular dos esportes, que é paixão brasileira e com o passar dos tempos, parece que esse sentimento cresce ainda mais e agrada cada vez mais pessoas, destacando a crescente popularidade do futebol feminino e do aumento do interesse das mulheres no assunto.



Os registros mais antigos de uma prática relacionada ao futebol, são dados dos séculos III e II a.C., na antiga China, de um jogo chamado ts'uh Kúh (cuju), cujo objetivo dos jogadores era lançar uma bola com os pés para dentro de uma rede (que estranho esse jogo se relacionar com futebol não?).
O futebol que conhecemos hoje, porém, surgiu na Inglaterra após uma longa globalização de antigos esportes de diferentes lugares, que serviram para criar as regras e objetivos gerais do futebol moderno.

Por conta disso, a mais antiga competição oficial de futebol, é a Copa da Inglaterra (também conhecida como FA Cup), disputada desde 1871, o primeiro vencedor foi o Wanderers e o time com maior número de conquistas é o Manchester United, com 11. Por tradição desde 1923 a final é disputada no lendário estádio de Wembley, exceto em anos em que ele esteve em reformas. Outra curiosidade é que na temporada 2008-2009, a competição contou com 761 equipes! Um recorde! 129 edições da FA Cup já foram disputadas.

The FA Cup Trophy.jpg
Taça da FA Cup

Com o passar do tempo, diversas copas e ligas foram criadas, destaque óbvio para a Copa do Mundo FIFA, competição que o Brasil lidera o número de conquistas com 5, e tem em geral o dobro da audiência das olimpíadas, segundo maior evento esportivo mundial.
A FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), criou também diversos prêmios, dos quais se destaca o de Melhor Jogador do Mundo, que em números de conquista é liderado por Zidane e nosso conhecido Ronaldo.

O Campeonato Brasileiro, conhecido como Brasileirão, é disputado oficialmente desde 1971, e tem como maior vencedor o São Paulo F.C., com 6 títulos. O campeonato desse ano está para ser decidido na última rodada, tendo como concorrentes ao título o Fluminense, que só depende de si ; o Corinthians, que precisa ganhar e torcer para um tropeço do favorito; e o Cruzeiro, que corre por fora da briga.

Hoje, 2 de dezembro, acabou de ser decidido que a Rússia será o país sede da Copa de 2018, uma vitória tão surpreendente quanto a do Catar, que sediará a de 2022, lembrando que a de 2014 será no Brasil!

Então por hoje eu fico por aqui… espero que tenham gostado do ligeiro resumo sobre esse assunto que mobiliza nosso país em alguns momentos, tais como Copa do Mundo e final de campeonato, e termino o post recomendando que assistam ao filme V de Vingança, um dos meus preferidos de sempre.

Até semana que vem, na QUARTA-FEIRA dessa vez, e não deixem de participar do sorteio “Esmalte da Semana” , cuja inscrição deve ser feita no formulário DESTE POST. O resultado sai na minha próxima coluna!

Até lá!

10 comentários:

  1. Melhoras Alan.

    ResponderExcluir
  2. minha paixão é o futebol e (yey) o sao paulo foi citado *-*
    asuhuasdhausdhuasd
    sou daquele tipo que adora assistir os jogos do time, se bem q ultimamente estou torcendo pro fluminense ne, como uma boa sao paulina nao quero ver o corinthians campeao ;b

    ResponderExcluir
  3. Poxa Anna, tu como minha amiga tinha que torcer pro Timão que será super campeão!!! hahahah

    Obrigada pelas melhoras, Elaine. O Alan já está bem melhor!

    ResponderExcluir
  4. este final de ano futebol me deixa triste /: hahaha mas o flamengo já garantiu que não cai, pelo menos isso... sobre o campeão... por mim poderia ser o Cruzeiro hahaha
    melhoras Alan, fique bom até semana que vem, que daí o bixo pega!

    ResponderExcluir
  5. Natassia ja tinha simpatia por vc agora sabendo que vc torce pro timão, mais ainda.. hehehe
    Bjussss

    Melhoras para seu namorado..

    ResponderExcluir
  6. que bom que o alan já está melhor :D

    futebol não é beeeem minha praia, eu sou aquela pessoa que torce para o brasil, hahahaha, mas daí eu sou bem empolgada, pelo menos.

    mas legal saber que vai ser na rússia em 2018, eu não tinha visto ainda...
    mas em 2014 somos nós!! vou dar um jeito de ver a final ainda :)

    ResponderExcluir
  7. Eu fico feliz por sua melhora,né?,Li o post por gostar da sua coluna...hahahah, porque de futebol não rola. O que mais gostei foi sobre as sedes das próximas Copas do Mundo...imaginei que o Catar teria uma chance,mas não levaria...errei...Agora eu torci muito para a Rússia ser pelo fato do presidente da mesma estár muito chateado em estar junto com o USA...,bola da vez é a Rússia...Valeu, gosto dessas crônicas porque elas trazem um quê de calor da hora. Melhoras!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom um post sobre futebol, uma das minhas paixões. Pois é, a final do brasileirão ta aí, tava torcendo pelo timão, mas pisou na bola e agora ta um pouco dificil...Acho que a 2 divisão iria ficar muito bem com o Framengo, quem sabe no proximo ano...

    ResponderExcluir
  9. E aí!! Já tinha visto o primeiro post sobre a viagem de cruzeiro... conseguiram as doações? Vai rolar? hehehehe Desculpa a demora em comentar, seguir, interagir... Aqui sempre tô na correria, trabalho com computador o dia todo, quando chego em casa mal tenho ânimo de ligar o computador! Então, desculpas feitas --e espero que aceitas-- posso comentar também teus textos! Muito bons, que orgulho do meu sobrinho!! Engenheiro que escreve bem não é muito comum, mas dá para ver que tens multitalentos!! hehehe Parabéns!! Como bom namorado dando apoio à ideia da namorada e ainda escrevendo coisas interessantes e usando muito bem o nossa às vezes massacrada língua portuguesa! E sobre a Rússia, eu estava assistindo ao vivo a apuração na redação e acho que vai ser curioso ter uma Copa do Mundo por lá... Com certeza vai rolar muita corrupção, eles são quase piores do que a gente no caixa dois, hehehe E outra coisa que dá pra ter certeza é que eles não devem estar prevendo a construção de estádios na Sibéria! hehehehehe um abração bem forte do seu tio desnaturado que agora volta do limbo para fazer contato. :)

    ResponderExcluir
  10. E ainda em tempo: a vovó me falou que andas doente... tem que se cuidar! A tremedeira não era de frio né! Se cuida!! ;) As provas são importantes mas a saúde é mais! Abraço!

    ResponderExcluir