sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Quem nunca leu um?

O blog faz aniversário de uma semana, e cá estou eu novamente para falar de uma coisinha que todo mundo já fez uma vez na vida: ler um gibi!!!

Seja um gibizinho, um almanaque, uma coletânea... é algo muito gostoso dar uma lida em uma boa história de quadrinhos... na sala de espera do dentista, na praia, no banheiro(podem falar o que quiser, mas eu não tenho vergonha de admitir), em uma fila de banco ou, pra quem gosta, a qualquer hora...

Desde a pré-história o homem se utiliza de desenhos para registrar sua vida e o mundo ao seu redor, e ao longo dos anos essa forma de arte foi se desenvolvendo, como por exemplo, a escrita hieroglífica e as tapeçarias medievais. É considerada a primeira história de quadrinhos no formato que conhecemos, o livro "Max und Moritz", do alemão Wilhelm Busch. Quem é de Blumenau e já deu uma visitada no ICBA, talvez já tenha visto os 2 personagens do livro no estacionamento.

Exemplo de Escrita Hieroglífica

Max und Moritz

Os temas dos quadrinhos são variados: comédias, mistério, críticas políticas, etc... os meus preferidos são e sempre foram os de Super Heróis, embora eu também sou fan da Turma da Mônica.  Os quadrinhos nem sempre estão em gibis, deixando também sua marca constantemente em revistas e jornais.

No Brasil, os quadrinhos surgiram no século XIX, com o artista Angelo Agostini, que fazia tiras com temas de sátira política (as conhecidas charges) em jornais da época. Em 1905, surgiu a primeira revista de quadrinhos brasileira, chamada O Tico Tico. A partir de 1930, a influência estrangeira de super heróis chegou ao Brasil, e em 1939 surgiu a revista O Gibi, nome que virou sinônimo de história de quadrinhos em nosso país. A década de 30 também marcou o nascimento das duas maiores editoras que perduram até hoje, a Marvel Comics (de heróis como Homem-Aranha, Capitão América, Hulk e os X-Men), e a DC Comics (de heróis como o Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha). A minha preferida particularmente, é a Marvel, portanto, se eu puder dar uma sugestão para alguém que queira se interessar agora no tema, sugiro a série "Guerra Civil" da Marvel.

O Gibi!
O Tico-Tico.

Super Heróis Marvel

Super Heróis DC Comics

Hoje em dia, acredito que esses gibis clássicos perderam um pouco de popularidade para os Mangás (histórias em quadrinhos japonesas), apesar de os filmes de super heróis estarem cada vez mais cobiçados, mas no Brasil, a Turma da Mônica continua muito popular, inclusive com a novidade da Turma da Mônica Jovem, mas que eu particularmente prefiro a clássica.

Turma da Mônica pra matar a saudade (ou não, pra quem ainda gosta)

Turma da Mônica Jovem

Na internet os quadrinhos ganharam uma nova popularidade devido a tirinhas com "personagens" ou "caricaturas" que ficaram conhecidas na rede, como por exemplo o "FUUUUU", a "cool face" e "forever alone"... pra quem gosta desse tipo, sugiro o blog capinaremos.com, que tem várias engraçadas.

Exemplo de tirinha com o "cool face" ensinando a não morrer em caso de elevador com os cabos rompidos.

Finalizando, espero que tenham gostado do post, e talvez se interessado nessa arte que eu acho muito legal! Quem quiser ir atrás de alguma coisa, sugiro as livrarias, que contém coleções novas e reedições de clássicos, é claro as bancas, que contém os lançamentos, mas principalmente os sebos, que além de possuírem preços mais acessíveis, têm também um acervo maior em geral.


Termino o post deixando um joguinho que vi no blog que citei anteriormente, o jogo funciona assim: cada pedaço da imagem se refere a algum filme clássico, sendo pelos personagens, cenários, e afins... o objetivo é responder nos comentários a todos os filmes corretamente apenas com a dica da imagem!


Espero as respostas nos comentários!!!

E como já escrevi demais e to com preguiça de pensar, deixo como sugestão meu filme favorito de sempre, o Poderoso Chefão! Assistam ao 1 e ao 2, o 3 é dispensável, embora não seja um filme ruim.

Críticas, sugestões e comentários em geral são sempre bem vindos!!!

Abraços a todos, espero que tenham gostado e que tenha atingido às expectativas de quem esperou ansiosamente pelo post dessa semana (Claro que alguém estava ansioso... aehuaeiuheahui) , até semana que vem, e não deixem de seguir o blog!!! É muito fácil, e importante para nós... basta clicar no botãozinho "Seguir" ao lado dos seguidores, e é válido pra quem tiver uma conta Google (o que a maioria tem: Gmail, orkut, afins...), conta no Twitter ou no Yahoo! Por favor, não deixem de nos seguir!!!

Fui!

10 comentários:

  1. belo alam e muito bem feito e como voce eu tambem prefiro os personagens da marvel

    ResponderExcluir
  2. Gibisssss! O tema da Coluna do Alan é sempre um mistério, ele não deixa ninguém ver... nem eu :(

    Ta bem legal Amor... amo até hoje a turma da mônica!!

    beiju!

    ResponderExcluir
  3. Ta facil demais,

    Poderoso Chefao,
    Pulp Fiction,
    Kill Bill,
    Clube da Luta
    e Grindhouse Death Proof

    ResponderExcluir
  4. ADORO GIBIS *-*'
    tinha uma época que ,acho, li todos os gibis disponiveis na escola ,mas essas tirinhas estão ganhando o meu agrado ,elas são super engraçados.
    adorei a colunaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  5. Olá, Alan, seu post de hoje está Super!, porém, ansiosamente, respondo ao joguinho, vamos lá:
    1. O Poderoso Chefão
    2. Pulp Fiction
    3. Kill Bill
    4. O Clube da Luta ( Adoroooo)
    5. ?????????
    Vou pensar sobre o quinto filme!
    bjs,

    ResponderExcluir
  6. MARRRRRRRRK, seu gênio! Acertou tudinho!!

    A Sandra foi super bem também!!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Natássia, foram rápidos. Confesso que não conheço o filme "Grindhouse Death Proof",que aqui saiu "À Prova de Morte", também do Quentin Tarantino, aliás, o joguinho do Alan deveria ser, "quais os filmes de Quentin Tarantino?", diga-se da lista 3. Fora "O Poderoso Chefão" que fala por si só, gostaria de citar alguma coisa sobre "O Clube da Luta", porém há 8 regras no filme:
    1.Não comente sobre o Clube da Luta.
    2.Nunca, jamais, comente sobre o clube da luta
    3.Quando alguém gritar "pára!", sinalizar ou desmaiar, a luta acaba.
    4.Somente duas pessoas por luta.
    5.Uma luta de cada vez.
    6.Sem camisa, sem sapatos.
    7.As lutas duram o tempo que for necessário.
    8.Se for a sua primeira noite no clube da luta, você tem que lutar!
    Heheheheh, estou adorando as crônicas.
    bjs,

    ResponderExcluir
  8. Aaah cara eu sou muito ruim nesses joguinhos, mas tudo bem, acho q desses ai eu so vi Kill Bill e O Poderoso Chefão mesmo ;b
    (Pq ele nao colocou aquela figurinha com um monte de personagens de desenho animado, essa eu iria saber alguns xD). AMO a Turma da Monica até hj!
    Muito bom o tema Alan (olha q eu tenho preguiça de ler e li ate o final)!

    ResponderExcluir
  9. É verdade, quem nunca leu um gibi...
    Na infância era viciado nos gibis da turma da mônica, desde a minha 1 mesada separava uns trocados para os gibis da semana. Os personagens preferidos eram o cascão, chico-bento, penadinho e pelezinho, heehhee, bons tempos.
    Lembro que meu pai também tinha uma coleção de gibis, eram quase pequenos livros, sem figuras, sobre faroeste, um era de uma coleção chamada Texas.
    Sobre os filmes, também não conheço o último, mas os outros são bons...
    Parabéns pela coluna e continuem assim.
    um abraço
    giovani

    ResponderExcluir
  10. Genteee, adoro gibis hahahaha
    Turma da Mônica clássico é muito mais legal que jovem, mais original! adorava também zé carioca, mickey, tio patinhas, etc! :D

    ResponderExcluir