sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Hoje é dia de…

Começo o post de hoje, parabenizando o blog e agradecendo os leitores, que proporcionaram uma semana de recordes para nós! Foram expressivas 442 visitas em apenas 1 dia, já são mais de 3.500 em pouco mais de 2 semana de blog e os seguidores já passam de 160, número que também cresceu exponencialmente nessa semana!

Aproveito para lembrar aos leitores que o sorteio de um kit do blog ainda está rolando, não percam tempo de se inscreverem, basta clicar AQUI e preencher o formulário, muitos já se inscreveram, e reforço que quanto mais expressivos os números de inscrições e seguidores, mais atenção o blog chamará de patrocinadores e mais sorteios poderão ser realizados.

Então… mais um final de semana começando, é dado ínicio aos planos de lazer (e estudos infelizmente), e todos se lembram que hoje é dia de… minha coluna? Também… mas sextas-feiras também são conhecidas como o dia mundial da: CERVEJA!!! Todos que apreciam e passaram a semana inteira estudando e/ou trabalhando não veem a hora de tomar aquele gole que vai selar o começo do feriadão! Até eu, que particularmente não sou um viciado nem assíduo consumidor, estou esperando o momento de tomar uma Eisenbahn Strong Golden Ale hoje a noite (O Barzinho da Eisenbahn é uma das sortes de ser blumenauense)!
Então nada melhor para ser o assunto da minha coluna de hoje do que essa bebida que desde milhares de anos atrás já é a prefência da população!


A cerveja é uma bebida alcoólica produzida a partir de cereais e provavelmente uma das primeiras a serem produzidas pelo ser humano. Existem registros de 4.000 anos a.C. de que a cerveja já era conhecida por egípcios, sumérios e mesopotâmios…  E na Babilônia já existiam diferente tipos de cerveja, derivadas de diversas combinações de ervas, cereais e diferentes quantidades de mel. Também na Babilônia, o conhecido Código de Hamurabi, feito por volta do ano 1750 a.C. e um dos primeiros conjuntos de leis que se têm registro, já trazia várias leis sobre a comercialização, fabricação e consumo da bebida, dentre uma das leis, se destaca a determinação que se deveria aplicar a pena de morte a taverneiros que diluíssem ou sobretaxassem a cerveja! (Burocracia é coisa antiga!)

Código de Hamurabi, no Louvre
Código de Hamurabi

Desde os tempos antigos até hoje, o processo cervejeiro se desenvolveu muito e as técnicas industriais foram melhoradas, pois apesar de ser uma bebida que pode facilmente ser produzida artesanalmente, as empresas buscam a cada dia novos tipos de tecnologia para o aprimoramento do processo.

Gráfico do consumo per capita de cerveja no mundo... Os Tchecos ganham de lavada!!!

A “Reinheitsgebot”, Lei da Pureza da Cerveja, foi promulgada em 1516, e institui que a bebida deve ser composta apenas de água, malte de cevada, lúpulo e levedura de cerveja, e apesar de as grandes indústrias passarem a usar uma diversa gama de ingredientes visando a conservação da cerveja, o crescimento de cervejarias artesanais vêm proporcionando a cada dia mais pessoas o prazer de beber uma “cerveja de verdade”. E para quem nunca experimentou uma daqui da região, sugiro a Eisenbahn e a Bierland!
 



E existem diversos tipos de preparo e receitas de cerveja, das quais eu não poderia falar sobre todas, porque nunca experimentei nem todas da região… Mas para quem aprecia também o Chope (a cerveja não-pasteurizada), sugiro o Weizenbier que utiliza além do malte de cevada, também o de trigo, e tem um gosto bem característico, assim como um aroma que lembra banana.
Para quem tiver a oportunidade, é interessante fazer a degustação, que inclui alguns tipos de cerveja para você descobrir qual a preferida!
Termino o assunto de hoje desejando um ótimo feriadão e que a cervejinha de hoje esteja geladíssima, do jeito que a regra pede!
E como de praxe… sugiro um filminho no final do post… Mas antes, mais um joguinho do estilo do último, dessa vez ele relaciona um personagem e uma fala de cada filme:

Repostas nos comentários!!!!!!!!
 

E a dica de filme é uma comédia pra começar o feriado… “Se Beber Não Case”, é do ano passado, e tem os melhores créditos da história do cinema!
Um abraço pra quem leu! Não esqueçam de seguir o blog, e até semana que vem!!!

6 comentários:

  1. Oi, Adoro os posts sobre os filmes:
    Check List:
    1.Karatê Kid
    2.2001, Uma Odisséia no Espaço
    3.Star Wars
    4.Matrix
    5.Exterminador do Futuro
    6.De Volta para o Futuro
    7.O Dia que a Terra Parou
    8.Caça Fantasmas
    9.O Grande Lebowski
    10. O Iluminado
    11.(O Bom, O Mau e O Feio) Remix: Bastardos Inglórios
    12.Edward, Mãos de Tesoura
    13.Donnie Darko
    14.Pulp Fiction
    15.Uma Noite Alucinante
    16."Adrian"....????? Espero Saber
    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Ahh guri.. teos posts tao detonando!

    ResponderExcluir
  3. Ai amor, só consigo pensar em cerveja, cerveja, cerveja... AMO!
    Parabéns pelo post.. os filmes o que eu sabia te respondi oralmente, sou uma negação!
    lov u!

    ResponderExcluir
  4. AMEI o post! Que coisa mais cultural HUAHAU quem não ama cerveja, né? (escrevi mama errado, mas juro que não foi proposital... a bêbada né.) Quanto aos filmes, os que eu conheço são: Karate Kid, Star Wars, Matrix, O Exterminador do Futuro, De volta pra o futuro, Ghostbusters, Edward mãos de tesoura e Donnie Darko (AMO!).
    Parabéns, ótimos como sempre, beeeeeijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post sobre cerveja!!! Aprecio uma cerveja bem gelada no verão, de preferência em um dia bem quente. Porém troco a cerveja por um chope de boa qualidade. Somos brindados com cervejas e chopes de boa qualidade na nossa região. Então, se o verão chegar fritando, dá-lhe chope!!! Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Meu sonho é ir para a Bélgica me acabar nos milhares de tipos de cerveja. Li o post e fui comprar um engradado de cerveja.

    ResponderExcluir